domingo, 20 de dezembro de 2015

JERUSALÉM E O REI FEITICEIRO

 


Essa foi uma das coisas mais estranhas que ocorreu em Judá. A situação espiritual do povo era terrível. Nesse tempo a Cabala já existia, a mistura de crenças com os ensinamentos da Torah.
Nesse ínterim surgiu o rei Manassés, que hoje seria conhecido como pai de santo, ou astrólogo balalorixá. Ele invocava demônios, coisa que Deus proibiu em Deuteronômio 18 e em outras partes da Bíblia. Ele fazia prognósticos olhando as nuvens, e participava de rituais do hoje conhecido como baixa magia, apesar de fazer parte do povo de Deus, mas não era dele, não levava em conta os ensinamentos dos profetas. Até seu filho fez passar pelo fogo, oferecendo a uma das divindades adoradas em Judá, como Baal, Moloque, Ishtar, mulher de Baal, uma deusa conhecida como Rainha do céu, entre outros. Nesse tempo Judá estava dominada pela Assíria, e Manasses´ se deixou levou pelo espiritismo e tornou-se também um assassino cruel. Diz a tradição que ele matou o profeta Isaías, cerrando-o no meio, ou seja, em duas partes, como quem abre um pão para por manteiga. Desse jeito. O que ele fez foi tão terrível, em termo de mortes, que Deus castigou Judá severamente, por que foi conivente com o pecado dele. Imagine um rei que reinou 55 anos desse jeito?!Terrível isso. Segundo se depreende da história dessa época, ele aproveitou a revolta do Egito contra a Assíria, a potência dominante, e tentou se desvencilhar dessa opressão, o que levou a Assíria a prender o rei ímpio.
Lá ele orou a Deus, se humilhou muitíssimo. Deus, piedoso como é, levou ele de volta à sua terra, dando de novo a ele o reinado. Só assim, diz o livro de segunda Crônicas 33, ele reconheceu o quanto fora rebelde, levando o povo a pecar, levando o povo a uma situação espiritual tremenda. Que Deus misericordioso! Bastou ele se arrepender do pecado que cometeu, e não foi pouco o que Manassés fez! Que oportunidade! Ele morreu em paz, mas foi sepultado em sua casa, não nos sepulcros dos reis de Judá.
Apesar do arrependimento desse rei, Judá foi destruído tempos depois, pois a influência de 50 anos de pecado não poderia ser tirado em 5. As consequências foram terríveis para a nação, e nada mais poderia ser feito, Jerusalém era uma prostituta entregue aos seus amantes, os ídolos.
Ainda bem que o rei feiticeiro se arrependeu, embora as consequências desses seus atos perdurassem por bastante tempo. Aprendamos essa lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário