domingo, 15 de dezembro de 2013

O CAPITALISMO E A ETERNIDADE

 Fico pensando no que Paulo disse a Timóteo sobre a vida e a busca de riquezas, a qual deixou derrotado muita gente de sua época.


A busca desenfreada por riquezas no modelo capitalista, desde o seu surgimento após o Mercantilismo, no século XVI. Parece que desde então só o que interessa é comprar, vender, buscar riquezas, ter bens materiais, tudo que o modelo capitalista prega. Não é de estranhar isso se até Calvino incentivava essas coisas, dizendo que era um dom de Deus, e que o homem deve usufruir disso. Tanto que a doutrina da predestinação foi a base para o fortalecimento do Capitalismo no Ocidente.

Desde então ele tem crescido muito. Esse modelo tem moldado o mundo e os mercados, fortalecido países, derrubado outros, tem dado riqueza a uns,, pobreza a outros. Tudo isso tem feito o esse sistema.

Se isso fosse mesmo assim, o que seria do homem sem a noção da vida eterna. Será que só é para isso que nós existimos? A vida se resume a isso? Se isso fosse verdade quão desgraçados seríamos nós. A vida é mais do que isso, do que essa ganancia enorme, do que essa forma de vida que aqui tem sido a razão de viver de muitos. A vida eterna é que realmente conta. Por aqui tudo se acaba, toda glória tem fim, todo império se rompe, todo dinheiro perde o valor. Foi por isso que Jesus disse para não juntar tesouros na terra, mas no Céu. Lá é para sempre. No capitalismo tudo muda, os mercados se enfraquecem, as bolsas de valores empobrecem, toda ilusão desaparece. Tudo vira poeira.

Vale mais sofrer sem isso, mas alcançar a felicidade em Cristo. É possível viver sem ser escravo do dinheiro, sem amar ele e ter de pagar caro por isso. Basta ter e mente a eternidade. Deus pôs isso no coração do homem para que ele pudesse deseja-la. Isso é o que importa por aqui. A eternidade é o que realmente nos interessa. Lutemos por ela, embora com muita dificuldade. É com muito sofrimento que alcançamos o Reino de Deus. Os sistemas se acabam, o dinheiro desaparece, mas para quem teme ao Senhor nascerá o sol da justiça, pois sua palavra permanece para sempre nos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário