domingo, 15 de dezembro de 2013

SALOMÃO E SCHOPENHAUER

É conhecida a filosofia do sábio Salomão, mas muitos a ignora, até mesmo os chamados sábios da humanidade, muitos não dão importância a esse livro tão rico, tão cheio de grandes pensamentos. Salomão foi um grande filósofo, e deixou uma grande obra para a humanidade.
Schopenhauer
Schopenhauer também foi um grande filósofo, e admirado por muitos;nasceu na Alemanha, no século 18. Ele falou de temas pouco falado pelos filósofos, como o amor. Rousseau falou, mas pouco; Kant falou de forma superficial e imprecisa, segundo disse Schopenhauer. Esse último oi o que mais falou sobre o amor. Ele é considerado um filósofo que falou sobre o pessimismo e a futilidade da vida, sua vulgaridade.
Mas o que muita gente não sabe é que Salomão falou disse de forma mais profunda milhares de anos antes, em Eclesiastes, o Pregador. Começando no primeiro capítulo, ele diz que "tudo é vaidade e aflição de espírito"; que "o que é já foi"; no capítulo 3 ele faz referência à futilidade da vida,e também fala que "tudo tem seu tempo". Continua falando que apesar do homem ser tão frágil e ter uma vida passageira, Deus pôs em sua natureza o desejo pelo que é eterno. Se o homem tem esse desejo é por que nada aqui é para sempre, para que ele busque algo melhor, que vá além da vida debaixo do sol.
Schopenhauer falou também da futilidade da vida, mas não apresentou nada além disso. Para o primeiro, a vida só acontece aqui debaixo do sol, mas o segundo diz que ela vai além, que "o espírito vai para Deus, que o deu." Eis a grandeza de Salomão, inspirado por Deus ele vai além da vida que aqui acontece. O fato do homem atentar para o que é eterno já diz tudo. Se há um desejo no homem pelo que é eterno, é por que a vida aqui é incerta e insegura, e que não pode ser plenamente achada e nem vivida. Disse Schopenhauer: "No fim da vida, a maioria dos homens percebe, surpresa, que viveu provisoriamente e que as coisas que largou como sem graça ou sem interesse eram, justamente, a vida. E assim, traído pela esperança, o homem dança nos braços da morte." Note a
rei Salomão
diferença desse filósofo para aquele. para esse, tudo acaba aqui, para o outro, vai mais além, chega a Deus. Salomão disse que Deus é o grande referencial da vida, que tudo deve girar em redor dele, fora disso, tudo é fútil e inútil.  Schopenhauer disse que a riqueza é como água salgada: quanto mais se bebe, mais sêde se tem. Mas Salomão já disse isso em Provérbios, sobre a ganância, avareza. E provérbios está escrito: "a sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Essas coisas nunca se cansam. Noutro lugar ele também diz que a riqueza nunca se farta, quem é rico sempre quer ser mais rico, e isso não tem limites.

Schopenhauer foi um grande filósofo, mas SALOMÃO FOI MUITO MAIS ALÉM DO QUE ELE FOI, POIS DEUS ERA SEU REFERENCIAL.

5 comentários:

  1. Meio tendencioso , logo indundado , achar Salomão muito mais porque tinha Deus como seu referencial .. shopenhauer galou muito mais que isso , foi muito mais profundo e além , .. as suas verdades não são universais. Nenhuma verdade é absoluta

    ResponderExcluir
  2. Acho muito interessante a visão de Salomão, porém prefiro a de Schopenhauer, Salomão nos dá um sentido em Deus, porém, um sentido vago, dando uma justificativa pra essa forma vaga dizendo que certas coisas estão além da nossa compreensão, Schopenhauer, sem as amarras do divino, pôde ir mais além e desenvolver melhor a sua filosofia, isso se faz nítidos nas suas obras e nas i fluência que essas causaram no desenvolvimento do sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é exatamente isso ? Ser humano na busca do sentido da vida a própria razão é limitação do ser humano, Salomão e todos os filosofos buscaram sentido da vida e no final eles chega a conclusão que eles não sabe de nada pq razão é própria limitação do ser humano.

      Excluir