domingo, 6 de julho de 2014

VOLTA NO TEMPO


A Rede Brasil tem vários programas bons, embora, algumas vezes, eles não acertem na dose certa, como em alguns clips que passa na TV, Canal 14, Recife. Deve ser por que  ainda estejam aprendendo, pois a nossa igreja não tem tradição em TV, é algo novo, embora estejam alcançando boas audiências. Mesmo sem experiência, são bem profissionais.
Um desses programas é "Cantos Regionais", que passa aos domingos, pela noite, às 21h00. são músicas antigas, em sua maioria, acompanhada de violões e acordeon. Algumas irmãs e irmãos cantam belos hinos de louvor a Deus, daqueles com boas letras, inspirados, hinos inesquecíveis.
Uma das coisas que mais me chamam a atenção do programa são os apresentadores, que imitam o próprio sotaque, que já é nordestino, descaracterizando a fala. Um pernambucano que chega em outro estado, já se percebe seu sotaque, mesmo que ele seja da capital. Mas os apresentadores preferem, não sei por que, imitar eles mesmos, não percebendo que esse sotaque é próprio de todo pernambucano.É uma auto-imitação. Soa estranho, um nordestino imitando ele mesmo. Além do mais há os poemas recitados, sem ritmo, longos, poucas rima, mas que eles recitam sempre.
Apesar disso, é uma ótima pedida para o domingo há noite, o clima é bom, percebe-se que as irmãs que cantam, o fazem com devoção e sincero louvor a Deus. Cantoras como Jacira, Zilanda, Mara Dalila, são relembradas nos seus repertórios. Vale a pena assistir, pelo menos por isso.
A igreja Assembleia de Deus de Recife ainda é incipiente nisso, não se pode cobrar muito. Estão aprendendo ainda. Paciência.
Apesar dessas coisas acima dito, gosto de assistir a esse programa, pois resgata a boa qualidade dos hinos. A impressão que se tem é que estamos voltando no tempo, devido aos hinos tão inspirados de anos atrás.
Não quero parecer pedante, o crítico  voraz, apenas acho importante exprimir a opinião, mesmo que não gostem, mesmo que pareça rebelde, como disseram alguns, mas estamos num país livre, e a opinião não pode ser proibida.Ninguém vive só de elogios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário