quarta-feira, 25 de junho de 2014

A MÁQUINA DA LEI E A MISERICÓRDIA DE DEUS



Aquele tanque marcou a vida daquele homem. Que coisa terrível isso. 38 anos deitado numa cama, esperando só uma chance, uma pequena oportunidade. E ela veio.
Aquele dia era só mais um dia para aquele homem. Aqueles cinco alpendres lotados de gente, esperando uma oportunidade para ser curado. Que coisa, meu Deus! Lá vem o Galileu, creio que já sabia disso, da vida daquele homem. Jesus foi a ele e lhe perguntou o que queria. "Quero cura", disse. Ele esperava só uma chance para que alguem o jogasse naquela água. Jesus o jogou na água de sua palavra poderosa. "Pega tua cama e vai para tua casa." Ele, num ímpeto, se levantou e foi para casa.Que alegria, meu Deus! De uma vez só ele foi curado e foi para casa. Mas nem todos acharam isso certo.
Os Fariseus e Saduceus, dois partidos poderosos em Jerusalem, a classe que dominava o povo e o oprimia com sua carga pesada, que nem eles conseguiam carregar. Falaram contra isso, como se guardar o sábado fosse mais importante que o amor ao próximo. Como seria, se Deus disse que amássemos o próximo com a nós mesmos? E que "o homem não foi feito por causa do sábado, mas o sábado por causa do homem",segundo Jesus. Esse mandamento Deus disse em Oseias. Já naquele tempo esse principio foi ensinado. Não podem seguir secamente uma lei, uma norma, se ela não for para beneficiar o homem, para demonstrar amor por ele. Ele citou Davi, quando comeu o pão da proposição, que era destinado só para os sacerdotes, pois eram santos. Deus ensinou que o amor ao próximo é mais importante que o cumprimento de uma lei fria. Ame o próximo e cumprirá toda a  Lei. É isso. Atentem para isso. Se apegar com a lei, hoje em dia, é loucura, se não levar em conta a misericórdia.Isso não vale só para a lei de Moises, que já não devemos cumprir, mas para toda e qualquer norma. 
Foi isso que Cristo disse. Por isso que fez aquele milagre. Contrariou não a lei, mas a hipocrisia daquele povo sem amor ao próximo, que é o cumprimento da mesma lei que eles diziam que amavam. "Misericórdia quero, e não sacrifícios", disse Deus através de Oseias. Amém.
Então aquele homem viu o quanto Deus é misericordioso e faz tudo para o bem do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário