sexta-feira, 9 de maio de 2014

O PERIGO DO ISOLAMENTO DE TEXTO: O CONTEXTO

"E os que morreram em Cristo estão perdidos". 


Esse versículo está em  1 Co 15.18 e fala de algo importantíssimo para a igreja primitiva. Havia muitas dúvidas sobre a ressurreição. Apesar de uma igreja muito profícua nos dons espirituais, havia pouco conhecimento sobre as doutrinas.É muito bom ver o contexto. Se lermos esse versículo isolado, acharemos que quem morreu em Cristo está mesmo perdido. Não podemos ficar isolando textos, pois isso pode fazer com que nasçam heresias. Isolar texto é perigoso, por isso é preciso ver o contexto para não entender errado.É o erro de muita gente que lê a Bíblia, não ficam prestando a atenção a essas coisas. A hermenêutica é bastante importante para o entendimento bíblico, tenhamos paciência para examinar, e não interpretar errado a Palavra de Deus.
Vi muitas pessoas, pastores, presbíteros, e outros, ensinarem errado a Bíblia, e não se dando conta dos erros ditos. É perigoso isso. Uma simples interpretação errada do texto pode distorcer tudo e por a perder uma vida. Eles leem o texto, não entendem e ainda ficam batendo nessa tecla. Alguns se orgulham de que " não trouxe nada escrito", como se fosse  errado isso. Querem que Deus dê a mensagem "na hora". Se ele traz algo preparado, quer dizer que pelo menos leu o assunto, não fica improvisando. É errado.Não quero dizer que Deus não dê nada na hora, existe a profecia como dom ministerial e o dom de profecia, e ele quando quer usa o crente assim. Por exemplo, certa vez vi um evangelista ensinando errado um salmo, e falava com a a maior convicção. Muitas heresias foram disseminadas assim. Veja o versículo acima. Isole ele e você fará nascer mais uma heresia por aí.
Outra coisa errada é pegar um texto poético bíblico e interpretar como literal. Não faça isso.Texto poético é poético, como o versículo de um salmo que diz: "já estou cansado de meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas" (Sl 6.6).É uma hipérbole, um exagero de linguagem para enfatizar algo dito. É isso. Sejamos mais interessados no que diz a Bíblia. Procuremos entender ela direito.
Claro que não pretendo aqui dar um estudo sobre hermenêutica, mas é bom prestarmos atenção nisso. Achei importante compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário