Loading...

sábado, 17 de maio de 2014

NEEMIAS E ESDRAS,OS AVIVALISTAS

Gosto de ler o livro de Neemias. No capítulo 8 e 9 há o relato da festa das cabanas e a alegria que tiveram ao realizá-la. Foi algo que nem Davi nem ninguém fez igual. Nem mesmo Davi. Eles começaram lendo o livro da Lei:

 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês ( v. 8.2-3).

Depois eles fizeram a Páscoa no capitulo 9. E a alegria foi grande:

Assim publicaram, e fizeram passar pregão por todas as suas cidades, e em Jerusalém, dizendo: Saí ao monte, e trazei ramos de oliveiras, e ramos de zambujeiros, e ramos de murtas, e ramos de palmeiras, e ramos de árvores espessas, para fazer cabanas, como está escrito.
Saiu, pois, o povo, e os trouxeram, e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, nos seus pátios, e nos átrios da casa de Deus, na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim.
E toda a congregação dos que voltaram do cativeiro fizeram cabanas, e habitaram nas cabanas, porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia; e houve mui grande alegria (vs 15,16,17).

A festa foi grande, e a alegria também. Fez lembrar a festa promovida por Josias e Ezequias, mas essa superou, mesmo sendo feita por pessoas que estavam voltando do cativeiro, após setenta anos. Não foi fácil para eles reconstruir a cidade após tudo isso que houve.
Lembrando que tudo começou por causa da leitura do livro do Lei, e o povo se conscientizou do que teria que fazer. Todo avivamento começa com a Palavra de Deus, sem ela, tudo é ilusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário