sábado, 15 de fevereiro de 2014

A LETRA E A VOZ DE MARA DALILA

Sempre gostei de Mara Dalila.Sua voz é impressionante, e ela gravou mais de 40 discos, todos com hinos inspirados, letras santas e ungidas, não essas de hoje, que mais falam de desgraça que louvor a Deus, se é que louvam.
O hino "Um povo Santo" deixou marcas na discografia brasileira.  Fala da cidade de Jerusalém, e a vontade do cristão ir para lá. Lembro que escutava ela quando pequeno, e gostei muito do hino que dizia:


"Se a cruz falasse
E ela expressasse 
Quanta angústia passou
Em ver o sofrimento,
Nem sequer um lamento
De quem tanto te amou."


Percebe-se a musicalidade da letra. As estrofes estão dispostas em AA/ B/CC/B. Poética toda, letra que vale a pena ser escutada. Fiquei intrigado com essa letra desde que a escutei pela primeira vez, e fiquei imaginando se a cruz realmente falasse. Aqui a cruz é personalizada, o que na literatura é chamada de prosopopeia, quando falamos de coisas etéreas ou inanimadas como se fossem pessoas, como em Provérbios oito, sobre a sabedoria. E essa aqui ficou bem apropriada pela beleza e riqueza.
Outro hino bastante inspirado é "Olha pra Cima", onde a letra nos exorta a fincar os olhos em Deus.

"Olha pra cima
Tem fé em Jesus,
Não te desanime,
Carrega tua cruz..."


Linda letra, sempre apontando para a glória de Deus, para o céu, a vida na região celeste. Os de hoje, em sua maioria, parece que esqueceram do céu.

Como esquecer a letra de "Sigo Cantando", tão conhecido e tantas vezes cantado nas igrejas;apontando para o céu, para onde iremos.

"Eu sei que tenho um tempo para sofrer

Mas sei também que eu vou vencer!
Jesus assim falou: Eu venci e vós vencereis!"


É a consciência do caminhante celestial, que sabe que aqui termos aflições, como disse Jesus, mas que com ele venceremos, como diz Paulo aos romanos, no capítulo oito: "somos mais que vencedores por aquele que nos amou."

Por fim, tem aquele lindo hino "Gotas de Sangue", de uma beleza impressionante, falando da oração de Jesus.

"Jesus saindo do Getsemâni foi para o monte orar
E também os seus discípulos o seguiram
Quando chegaram àquele lugar, jesus disse: orai
Para que nunca entreis em tentação.."


E assim vai seguindo cantando, uma melodia cativante, e a voz suave de Mara Dalila. Que linda voz, e a melodia dela, a inspiração de Mara. Graças a Deus por isso. Essas belas cantoras, como ela, não deviam parar de cantar até que Deus as chame.


Nenhum comentário:

Postar um comentário