domingo, 16 de fevereiro de 2014

A LETRA E A POESIA DE JAIR SANTOS

Jair Santos é um dos maiores cantores da igreja evangélica de Pernambuco, quiçá do Brasil. Canta hinos com base bíblica e teológica. Começou sua carreira como levita, sim, levita, pois os que agora existem não o são, mais são artistas gospel. Levita vai além disso, é alguém que santifica Deus em sua vida e em suas ações, canta, não para se apresentar, nem só para vender discos, mas acima de tudo, buscam a glória de Deus.O irmão Jair se encaixa nisso.


Passou a maior parte de sua vida em Camaragibe, é de lá, e desde a infância louva a Deus.Nos anos oitenta, quando ainda era vivo seu pai, ele saía por todo o estado de Pernambuco cantando a Deus, cantando hinos maravilhosos como "A mão de Deus", "Gloriosa Expectativa", e "Meu Cristo", hinos de uma qualidade muito grande. Ele era muito falado, todo mundo gostava de suas interpretações,pelo menos onde eu morei todos falavam bem dele, e Deus fez faz  uma grande obra em sua vida.
A maioria do hinos cantados por ele é de seu pai,Joel Barros, um dos maiores compositores evangélicos brasileiro. Por isso, a letra tão inspirada, como o hino "Gloriosa Expectativa:

"Gloriosa expectativa
A igreja está viva,
Aguardando o momento
Em que Cristo há de aparecer.
Os mortos em Cristo hão de ressuscitar
Completando a igreja;
todos transformados sem que o mundo veja
Voaremos para além do véu.
Transporemos os umbrais celestes
Em grande alegria,
E eternamente a partir desse dia
Estaremos com Cristo no céu."

Veja a poesia da letra, a musicalidade  dela. Que qualidade. Aponta para a vida de Cristo, a esperança da igreja, que Cristo venha logo. Gosto muito das rimas desse poema, e rimas ricas, verbos combinando com substantivos, tudo bem feito. Além de belo, teológico.

"A mão de Deus" é outra letra linda de Jair; me parece que o hino é de seu pai, Joel Barros, que já está na glória. 

 "A mão de Deus, a mão de Deus, 
Vai operar, vai operar, 
A mão de Deus vai operar
E a vitória certa será."

Esse é o coro, e as estrofes falavam de Sansão, Gideão, entre outro. Havia um pregador daqui de Recife, da Assembléia, que todas as vezes que ia pregar, cantava esse hino, e a igreja pegava fogo. Gostava muito de ouvir ele, e ouvia várias vezes. O hino é bem ritmado, poético, e lindo demais.


Outro antigo também muito bonito era o hino "O Aspecto de Cristo", baseado em Apocalipse 1, onde João vê Jesus numa teofania e numa glória terrível. É para ouvir e não parar mais. Vale apena ser levita. Glória a Deus.

"João viu Jesus em meio aos castiçais
Tendo à sua destra sete estrelas..."

"Profeta, sacerdote, rei, juiz,
Jesus o  nosso salvador.
Essas qualidades seu aspecto comprovou
Quando a joão se revelou."

Hino mais teológico do que esse não vi. Palavra por palavra ele fala da visão celestial, e o assombro de João. É a Bíblia cantada mesmo, esse hino.
Desses mais novos, gosto de todos também; aliás, é difícil não gostar dos hinos desse cantor, pela graça de Deus derramada nele.

"Ao compor, poderia escrever sobre mim,
 Das virtudes que tenho e assim
Massagear o meu ego falaz;
Escrever o que fiz e o que posso fazer,
Exaltando o meu próprio ser,
Mas não dá sou pequeno demais."

Vejam que beleza de letra. Aqui o "eu" poético tem consciência de que não é ninguém sem Deus, e  que Deus é o único que tem direito a ser adorado como grande, pois Ele o é.  O que interessa a ele é dizer que Deus é o único que deve ser exaltado, e ninguém mais pode, pois é frágil e NÃO TEM PODER EM SI MESMO, SÓ DEUS.
Mas o côro tem algo mais a dizer sobre isso.

" Grande é Deus, no meu hino quero exaltar
 De sua glória escrever e falar
 Grande é Deus, grande é Deus, grande é Deus!
 Pois me amou e minh'alma comprou,
 em Jesus a minh'alma lavou,
 Eu só posso cantar grande é Deus."

Aqui se revela a consciência do adorador, sabendo que Iavé é grande e merece, sozinho, a adoração daqueles que têm consciência de seu poder e de sua majestade. A mente do adorador está impregnada disso, não há mais dúvida nele, pois só quer exaltar ao Senhor.
Isso sim, é letra de um hino para Deus. Levita canta isso, e não esses hinos vazios que escutamos, precisando de um jabá para tocar nas rádios puramente comerciais, sem nenhum compromisso com Deus.
O hino "Provado por Deus", tem servido de consolo para muita gente, além de exaltar a Deus. A letra de exortação e consolação fazem muito bem para aqueles que estão passando por momentos de angústias além do normal, mas que, firmes em Deus, conseguirão vencer.

"Provado por Deus
O crente se humilha e é humilhado
Até por seus irmãos é rejeitado,
Mas isso é prova de Deus.
Provado por Deus,
O Crente chora tão amargurado,
E somente Deus ao seu lado
contempla sua grande dor."

gosto de ouvir o côro:

Provado por Deus
o crente ora gemendo
E su'alma dizendo:
'isso é prova de Deus'.

Nada mais verdadeiro. Todo crente que quer viver em Cristo com sinceridade, sabe o que é isso. Há provas tão humilhantes, que se pensa que Deus não está com o crente, mas, como diz o hino, Deus está a seu lado e o conforta. E então o hino segue falando de várias experiencias relacionadas com isso, e Jó não fica de fora como um bom exemplo. Amei esse hino pelas palavras tão consoladoras. Deus está presente com quem sofre para e com Ele.
E, para terminar, o hino "Introdução ao Milênio", que traz a marca de Jair, que é cantar hinos escatológicos e descrever com detalhes sobre o final do tempos, quando Cristo vier buscar a igreja.

Em breve a igreja chegará ao céu
Enquanto este mundo ficará ao léu
Os salvos com Jesus hão estar em gozo
Em corpos redimidos, imortais, gloriosos,
A esperar a hora em que Jesus triunfante
Regressará à terra em glória esplendente
A igreja redimida o acompanhará
No grande dia da vitória
Em glória desceremos com o Rei
Que vem para livrar a Israel
Do grande opresso do Armagedom
E um grande julgamento efetuar
Nações se prostrarão e a adorarão
Ao Senhor dos senhores e reis dos reis
Que no cavalo branco descerá para reinar aqui.

Vejam o conhecimento teológico do irmão, o autor do hino. Fala tudo conforme a Bíblia. Impressionante isso. É uma aula de Escatologia Bíblica, esse hino de Jair. Glória a Deus. E ele segue a linha que a Assembléia segue, a pre-tribulacionista, onde diz que a igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação. Amém. Vou parando aqui, não pretendo ficar descrevendo e comentando cada hino de Jair, pois é vasto. Só que espero que alguém gosto disso, e que sirva para o enriquecimento de alguma forma. Que a mão de Deus nos socorra, pois ele é grande; que sua graça nos dê sempre essa gloriosa expectativa.








6 comentários:

  1. SEM DUVIDA NENHUMA, JAIR SANTOS TEM APRESENTADO O MELHOR DA MUSICA EVANGÉLICA TRANSMITINDO A MENSAGEM DA BIBLIA ATRAVÉS DA MELODIA MUSICAL, ISSO É PERFEITO AOS OLHOS DE DEUS, E EU PARABENIZO E TIRO O CHAPÉU A ESSE LEVITA QUE ADORA AO SENHOR EM ESPÍRITO E EM VERDADE, AMO DEMAIS ESSE VARÃO, CANTOS SUAS MUSICAS PARA ADORAR O NOSSO DEUS PORQUE É DÍGNO DE TUDO, AMÉM...

    ResponderExcluir
  2. Amem, irmão, é verdade mesmo, um dos poucos que é levita hoje em dia.

    ResponderExcluir
  3. TEM ACOMPANHADO O TALENTO DESTE GRANDE INTERPRETE E COMPOSITOR,HERDOU DO SEU PAI JOEL BARROS FORTE RAIZ,E HOJE SUAS CANÇÕES NOS SERVE DE ELEVO ESPIRITUAL.UM FORTE ABRAÇO AMIGO E IRMÃO JAIR SANTOS. Claudi Andrade

    ResponderExcluir
  4. é benção pura este ungido de Deus,
    se mantem à anos fiel e adorando ao Grande Deus,louvores que nos exorta,consola e nos renova, é a palavra de Deus cantada a través desse amado cantor JAIR SANTOS, que Deus continue o abençoando grandemente.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, ele é um verdadeiro adorador; que haja mais disso em nossa igreja.Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  6. Ele é um verdadeiro louvador da seara Jesus cristo , sempre louvo os hinos dele muita bênção.

    ResponderExcluir